sábado, 18 de maio de 2013

Parábola do poder da construção e criação

Em uma época bem medieval, havia um pequeno reino onde todos tinham medo de um bando de assassinos e ladrões que por onde passavam só traziam morte e destruição, mesmo a alta corte os temia pagando propinas para deixa-los em paz e com isso deixando seus súditos a merce desses sanguinários.
Foi quando em uma pequena aldeia de gente humilde esses assassinos apareceram e lá mataram, violentaram e destruíram tudo; então um dos delinquente avistou um senhor de muita idade sentado ao chão com um ar desafiador e determinante, e disse ao líder dos homicidas:
- Veja mestre, aquele velhote está nos encarando com um jeito desafiador, posso mata-lo?
- Não- responde o líder do grupo que se aproxima do idoso e de forma irônica diz:
- Velhote como ousa nos desafiar sozinho; tu és o único sobrevivente e mesmo assim nos desafia com esse olhar fulminante de ódio! - O senhor responde:
- Não estou com um olhar de ódio de você e de seu bando de assassinos covarde e sim com pena por serem tão incapazes!
Raivoso o líder da carnificina propõe:
- Ousa seu velho ridículo, não existe nada que eu e meus homens não conseguimos fazer, nada; nada!
O ancião então retruca:
- Existe sim e eu posso provar.
O sanguinário pensa um pouco e depois asseita o desavio do idoso:
- Tudo bem, me diga o que você acha que eu não posso fazer e quem sabe eu não mato a ti!
O ancião então pede para todos o acompanha-lo até a arvore mais bela que eles avistarem e assim se fez, de junto da arvore escolhida o idoso é questionado:
- E ai velhote o que quer que eu faça com essa arvore cheia de vida?
- Corte um galho!
Uma forte rachada de gargalhadas pairou no ar por mais de cinquenta delinquentes que ali estavam; sem excitação o mestre dos ladrões cortou um dos galhos com sua espada e disse:
- Ai esta o seu galho cortado velhote, era só isso que ti tinhas para me desafiar e poupar tua vida?
- Não, agora você ira fazer ao contrário, coloque o galho de volta no lugar do jeitinho que você encontrou!
Nesse momento todos os cinquenta homens ficaram impressionados com a astuta inteligencia do ancião enquanto seu líder o questionava:
- Como ousas me pedir tal coisa seu velho cretino, iras morrer por isso!
- Eu sei que ti iras ceifar minha vida pois és apenas capaz disso, afinal destruir, seja o que for, é um ato fácil e rápido, construir é um ato complexo lendo e preciso, só quem é sábio em determinação vida e espirito é digno de cortejamento.
A vida do ancião foi polpada e após esse fato aquele grupo de sanguinários foi se dissolvendo até quem ninguém nunca mais ouviu noticias a respeito deles.


Moral:
Esta parábola mostra que na vida passamos por momentos onde o ¨não fazer¨ é o inicio de nossa destruição e o esforço com determinação e fé são as ferramentas para construirmos o que desejamos para a vida, um bem estar plausivio.
Sabemos que, assim como na parábola, destruir é muito fácil  e ao aplicarmos isso em nossas vidas seria o mesmo que, largar os estudos ou não dar importância a eles, não cuidar da saúde se deixando levar ao sedentarismo e maus hábitos alimentares pois sabemos que os alimentos mais prazerosos são os mais maléficos, não trabalhar e sim se aproveitar de atos inlicitos para conquistar bens e status, não praticar a fé espiritual e carnal tudo isso é o ato de destruir.
Também no texto percebemos que a realeza paga para não sofrerem retaliações dos delinquente deixando seu povo desprotegido, isso também se a plica na vida quando nos  escondemos da realidade vivendo em um mundo irreal onde a conquista é apenas um desejo e não uma busca, com isso abandonamos nossa vida pagando um alto preço com a depressão. 
Então irmãos, aprenda a lutar, construir e vencer pois sua vida é digna e não merece ser jogada fora.
Marquinhos ddm





O que a natureza leva anos para construir, o homem destrói em pouquíssimo tempo.
Pratique o bem, construa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário